quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O ciclo de vida de uma planta de cannabis.

Queridos leitores, é verdade, cada dia que passa o nosso espaço vai ficando mais sério e profissional, e por conta disso começamos a falar uma linguagem que talvez para os outros seja um pouco, digamos, "científica"!
E lógicamente venho trazer mais informação para que, daqui pra frente, que vamos entrar em um nível mais avançado, vocês não fiquem perdidos na hora que escutarem palavras como: entrenós, pistílo, tricoma, híbridos, crescimento vegetativo e etc.
Descreverei exatamente a vida de uma planta. Desde o seu nascimento na germinação até a hora exata da colheita e com isso vocês aprenderão o que quer dizer esse monte de nomes esquizitos.
Broto:
Tudo começa quando colocamos a semente para germinar, o broto absorve a água, umidece e a ponta da raiz já sai da casca em um prazo de 55 e 72 horas.
Depois de transplantado o broto começa a crescer e assim em um prazo de 15 dias se tornará uma muda.
Crescimento vegetativo:
Essa fase da planta é importante, é a fase que a planta ganhará tamanho.
A planta define que está na fase de crescimento vegetativo através de uma reação química que acontece devido a quantidade de luz que ela recebe, ou seja, na fase de cescimento vegetativo ela precisa de no mínimo 15 horas de luz/dia, se essa quantidade de horas de luz abaixar muito, a planta depois de crescer um tempinho curto, entra em floração. Mas o que queremos é que ela alcance um bom tamanho nessa fase, para nos dar bons e grandes camarões depois.
O crescimento vegetativo em cultivo interor pode levar entre um mês e um mês e meio de duração, mas em cultivo exterior, os experts costumam plantar um tempo antes do calendário para obter mais tempo de crescimento vegetativo e assim deixar a planta bem maior, podendo durar até três meses em algumas regiões do mundo.
Quando está nessa fase a planta precisa de nitrogênio em maior quantidade, mas não pode deixar de receber potássio e fósforo que juntos são os três alimentos principais da cannabis chamados de macro nutrientes.
As folhas funcionam como placas de energia solar gerando a energia necessária para a água circular dentro da planta com os nutrientes e fazer a fotossíntese e assim crescer. Quanto mais folhas em perfeito estado na planta recebendo luz melhor, mas quando a folha estiver 50% danificada já pode tirá-la.
Os entrenós são a distância entre as ramas da planta e são entre eles que vão surgir os primeiros sinais da pré floração.
Pré floração:
Esse é um período muito curto na vida da planta, é a fase que podemos sexar a planta, (saber qual é o seu sexo). As pré flores saem entre as ramas e os caules da planta mais ou menos a partir do décimo nó que a planta gerar. Daí pra lá a planta fica esperando que os dias fiquem mais curtos ou que reprogramemos a luz em 12 horas/dia para fazer o processo através da quantidade de horas de luz e assim entar em floração.
Floração:
Os camarões nada mais são do que as flores da planta que é aonde se concentram os maiores níveis de thc.
Nessa fase a planta precisa de mais potássio e fósforo que nitrogênio, para assim fazer com que as flores (camarões) fiquem grandes, gordos e cheios de resina.
A planta fêmea começa a produzir flores com pistílos brancos em forma de ponta e começa então a produção de tricomas de thc.
Os tricomas são umas hastes muito sensíveis (uma espécie de resina) que nascem das flores e também acabam ficando nas folhas mais próximas as flores. Os tricomas seguram encima a glândula de thc que também é uma resina e muito sensível, com um simples toque se pode degrada-las facilmente.
Esses tricomas cheios de thc são produzidos pela planta para poder receber o pólen do macho e assim fecundar e começar a produzir sementes, mas o grande problema é que quando a planta é fecundada ela descarrega toda sua energia na produção das sementes e para de produzir o thc. Por isso tiramos os machos assim que detectados.
A planta macho floresce muito rápido, pois como a natureza da planta é reproduzir, ele abre as suas flores que são pequeninas e cheias de pólen. Elas nascem como uma gota verde também nos nós da planta, na mesma época da pré floração e se você bobear amigo, vai colher um monte de sementes.
Algumas espécies de cannabis tem a floração com tempos diferentes que variam entre 5 e 12 semanas e o ponto exato da colheita se obtém através da verificação dos tricomas com uma lente ou parcialmente a olho nu.
Colheita e revegetação:
Podemos colher a planta tirando a sua vida ou podemos colher só os camarões e as flohas médias/pequenas fazendo-a revegetar e voltar todo o ciclo desde o crescimento vegetativo.
Alguns estudos afirmam que a planta revegetada vai aumentando os níveis de thc a cada colheita se ela for devidamente revegetada.

Espero que possa ter esclarecido bem a todos o ciclo de vida da planta e queria lembrar que vou explicar tudo detalhadamente com ilustrações de fotos em microscópio nos 5 capítulos restantes da matéria "Cultivo em interior passo a passo" que serão postados no decorrer das semanas seguintes. até lá!
Prof. Cannábico.

52 comentários:

Anônimo disse...

Boas informações,Cannábico! Eu já tinha lido em algum lugar que é uma boa revegetar direto no solo pra quem não tem saco de ficar podando raízes.. e que a próxima colheita o pessoal chama de Santa Maria(pra mim é um tipo de fumo isso). E os growers brasileiros são quase sempre a favor de cortar tudo. Muito bom seu texto.

tudo disse...

pode crer... muito bom o texto mesmo... parabens...
continuem esclarecendo a galera...
plantar é o ideal... muito melhor do que ficar indo em boca comprar...
vlw

Anônimo disse...

Finalmete consegui a resposta!!! Todos os sites diziam que a planta só aguentava uma floração, estava triste porque plantei sem querer. Não fiz clones, não podei, não fertilizei, só comecei a cuidar quando floriu.

Uturn disse...

Devem tirar-se as folhas maiores das plantas?

jota disse...

Oi pessoal as minhas super skunk indoor tao agora a começar a ganhar pêlos castanhos teem +/- 4 semanas na floração mas tem tado com temperaturas de 29 graus e não deitam cheiro alguém me sabe dizer se é normal ou se foi o calor ke as estragou e secou???
Já ouvi k o thc e só na ultima semana será?

Anônimo disse...

Falta-lhe ai um estado, sou um leitor muito atento as estes blogs, :)
Quase no fim da floração, normalmente nas ultimas duas semanas, algumas plantas com caracteristicas resinosas é quando começam a produzir mais resina e thc, geneticamente, algumas plantas é aconselhado pelo fabricante que paulatinamente diminua o ciclo horário de 12 a 8 horas nestas duas semanas, para assim os "" cabeços "", como se diz em Portugal produzirem mais resina. E vou acrescentar mais algo a esta sua frase "Os tricomas seguram encima a glândula de thc que também é uma resina e muito sensível, com um simples toque se pode degrada-las facilmente." aliás a maioria das vezes com um simples toque vai impedir a evoluçao dos tricomas nessa zona até ao fim da vida da planta, eu já fiz esse teste e a diferença de tamanho foi 1/3 do outro irmão.
Aconcelho sempre, Ver e não Mexer nessas maravilhas :)
abraços

Anônimo disse...

dos dois sexos da planta(macho e femea) - crescem camarões para fumar né?

Anônimo disse...

Oi. Este ano plantei 5 plantas no exterior (varanda). Como as plantei à cerca de 4/5 semanas ainda estão pequenas (+-30cm), o q se passa é q 2 delas já estão a crescer cabeças!?!?!?! Isto é normal? Se respeitar ciclos, quer dizer q daqui a poucas semanas tenho de cortar!!!
Sabes se isto é normal? Sabem onde encontro informaçoes? Ou ate soluçoes?

Anônimo disse...

Eu tenho algumas perguntas;
Se uma planta pode revegetar com maiores níveis de THC, por que então matá-las pra começar do zero?
Posso deixar uma planta macho por perto e monitorar suas flores para que caia somente um pouco de pólen para eu também colher algumas sementes?

Anônimo disse...

Preciso de semente se alguem tiver por vafor entre em contato: precisodesemente@hotmail.com

Unknown disse...

intao galera eu tenho uma femea e dois macho mais estao plantados juntos e ela ta na ponta e os dois macho ao lado um macho e sativa e o otro indica e achu q consegui polinizar a minha femea pois diminuiu os cristais d thc mais achu q polinizo com o macho sativa e eu queria saber quanto tempo temora para minha femea dar sementes e se da sementes se estourao as flores ou se ficam escondidos dentro como faço para ter boas sementes me ajuda ai q depois q colher as sementes vo clher os camaroes da femea sei q sao fracos mais quero tentar revegetar ela mais eu tenhu muitas duvidas sobre as sementes

Anônimo disse...

Boas tenho 4 plantas tem cerca de 1 mês e meio e estão brotando outra vez mais duas folhas com 3, 12 horas de luz e rego sempre que vejo que é preciso estou a fazer direito? elas parecem bem mas acho que estão crescendo muito lentamente. Deixo aqui o meu mail para tirar mais duvidas e trocar umas imagens... joao-paulo-scp@hotmail.com

Anônimo disse...

Boas, eu queria plantar em terreno outdoor contudo queria começar com elas em casa e só depois mete-las em campo aberto, uma das minhas dúvida é qual a melhor altura para a plantar já em terreno outdoor? Depois da germinação e até ao transplante para terreno outdoor, quantas horas de luz devo dar?
Agradeço se me conseguirem ajudar.

Anônimo disse...

eu plantei duas sementes uma ao lado da outra...Mas uma nao tava a crescer e pu-la num vaso...Agora estao separadas. Sera que vao dar 'cabeças'? Têm quase um mês as duas plantas e só uma está a crescer

Anônimo disse...

Boas eu vou plantar duas sementes em dois vazos e estou a pensar em meter uma rede em volta da planta porque eu ja tinha plantado uma mas um caracol comeu-a ao pe ta terra sera que nao ha problema de meter a rede a volta da planta deixo aqui o meu mail para mandarem respostas alexpolen981@gmail.com obrigado

criação de loja virtual disse...

Depois que a semente é levada a terra, em outdoor, ela deve permanecer no escuro, ou pode ser exposta ao sol?

Unknown disse...

quando a planta esta em crescimento deita algum cheiro ou é só quando as cabeças estão a secar??

Unknown disse...

quando a planta esta em crescimento deita algum cheiro ou é só quando as cabeças estão a secar??

4i20 Blues disse...

Já tive C.indicas que até mesmo em vegetação já exalavam algum cheiro. Quando está em fase de floração, sim deixa um cheiro bem peculiar, mas nada que não possa ser resolvido.

Anônimo disse...

Acabei de plantar 7 plantas a coisa de 3 dias "roubadas" por isso já tem um certo tamanho de 5 à 8 centímetros "n sei quanto tempo já estavam naquele local sequer mas agarraram bem durante a noite após a plantação exterior "não ao sol mas num clima abafado" ! Agora preciso de uma ajuda para saber que cuidados devo de tumar com ela e todos os passos que devo de seguir visto que tou num país em que o clima é frio e o calor só está presente durante mais 1 mês e meio ou 2 meses .. alguém me pode dar uma ajuda mantendo a planta exterior ? (Pois não tenho sitio interior onde a possa meter)

Anônimo disse...

preciso de 2 sementes para experimentar, alguem ai tem?

Anônimo disse...

Maconha faz mal gente mexe com isso nao.

Anônimo disse...

geralmente leva-se+ou- 7 meses desde o transplantio até a colheita ,isso nas regiões litorãneas do Brasil.

Unknown disse...

Ei mesmo usando fertilizantes npk. E enrraizador e adubo npk.

Unknown disse...

Tipo esperando da forma natural sem agrotoxicos é lógica q demora mais utilizando 1 enrraizador quando a semente si torna uma muda com 20 dias aprox...e dps de transplantada e lançada o enrraizador , logo dps de ulguns dias 1 semana vamos dizer q e hora de aplicamos o pavorizador sobre as folhas q a absorção e mais rapida duque aplicar diretamente no solo. E o adubo e para programa uma quantidade por mes sobre o solo , e por ultimo na parte quase final da partida de colher add sobre o sobre pedras organicas minerais para uma aborsao lenta pra a fase final

Unknown disse...

Tipo esperando da forma natural sem agrotoxicos é lógica q demora mais utilizando 1 enrraizador quando a semente si torna uma muda com 20 dias aprox...e dps de transplantada e lançada o enrraizador , logo dps de ulguns dias 1 semana vamos dizer q e hora de aplicamos o pavorizador sobre as folhas q a absorção e mais rapida duque aplicar diretamente no solo. E o adubo e para programa uma quantidade por mes sobre o solo , e por ultimo na parte quase final da partida de colher add sobre o sobre pedras organicas minerais para uma aborsao lenta pra a fase final

Unknown disse...

É normal a planta apresentar poucos pistilos? Es planta perde alguns pistilos depois de um tempo? Vlw

Unknown disse...

Bah só a fêmea nasce camarão

Unknown disse...

Bah só a fêmea nasce camarão

Unknown disse...

To com um pezinho aq que cresceu ate seu 7 andar He não ta crescendo ta com as folhas mucha oque devo fazer ?

Unknown disse...

Dizem que tem fertilizantes caseiros alguém pode me dizer alguns ai

Anônimo disse...

Devia toma vergonha na cara de roubar as mudas de alguém!

Anônimo disse...

Junte restos de saladas frutas cascas e misture com serragem dentro de um balde com furos no fundo dentro de outro balde ponha água no primeiro e misture com as cascas e serragem para acelerar o apodrecimento tampe assim vc vai ter um líquido negro.
Pronto adubo. e as cascas e serragem um ótimo composto!
Olhe no hou YouTube sobre compostagem ��������

Jake disse...

Booa Noite Amigos
Gostaria de saber quais passos seguir para revegetar um pé , todo processo de adubagem de novo , se puder explicar por passos agradeço .. ATT

Anônimo disse...

Estou com uma planta de mais ou menos um mes cerca de 20 cm, semente de prensado msm, e esta florindo ja.... tem como eu voltar pro vegetativo ou vou ter que colher muito pouco msm???? alguem me ajude por favor.. vlw

Unknown disse...

O que faz mal eh ter seu dinheiro todo sugado por igrejas .. eh ter um salário miserável num país que fatura tanto é se paga tanto .. faz mal eh ter inveja do sucesso alheio e de cada conquista que seu vizinho ou amigo consegue .. e por fim faz mal eh ir pra balada e tomar todas dirigindo e colocando a vida de pessoas em perigo... portanto quem julga o que eh melhor pra si somos nos mesmos e não a opniao alheia ou da lei !

Le Changement disse...

Coloca adubo de floração nem a cada semaba. Tem uns tops da gringa q vendem em uns sites aqui no Brasil.
A minha tá linda.

Le Changement disse...

Coloca adubo de floração nem a cada semaba. Tem uns tops da gringa q vendem em uns sites aqui no Brasil.
A minha tá linda.

Unknown disse...

E eu que fumava até o vaso de plastico do pé de Maconha.kkkkkkkkkkkkkkkk vou re vegetar

Unknown disse...

Mano como você conseguiu essas sementes me arruma umas da sua eu
Compro se for o casor5

Unknown disse...

Qual seti mano

Anônimo disse...

Minha canábis está com 10 dias de transferência de vaso de 2 para 5 litros e as duas primeiras folhas que saíram da semente estão secas.E ela esta com 10 cm e 3 cjtos de folhas verdes e bonitas. É normal?

Unknown disse...

Minha planta tem alguns meses só que não ficou tão robusta e os camarões e as folhinhas que ainda restam estão bem secas o que pode ser

Unknown disse...

Minha planta tem alguns meses só que não ficou tão robusta e os camarões e as folhinhas que ainda restam estão bem secas o que pode ser

kalahari disse...

Aí rapaziada alguém sabe me dizer que tipo de xá posso fazer pra colocar no pé das minhas cannabis tô com algumas tipo de cannabis a manga rosa e skunk e maconha vou agradeço se puderem me ajudar vai.

Jhownhale disse...

Minha planta tem quase três meses e ainda não floriu por que será? Oque devo fazer?


Unknown disse...

Eu tenho variedadesde skunk e super skunk

Unknown disse...

Queria saber ser a minha e fêmea ou macho oh dúvida cruel

Machado.Filho disse...

pode até ser informativo...mas ler com cores ridícula mente clara... é uma dificuldade

Anônimo disse...

Gente eu plantei quatro platas, mais não sei com quantos dias ela começa a nascer, mim ajudem que eu gostaria de saber

Anônimo disse...

A minha tem 20 dias de floração...poucos buds....pistilos branco-transparente...gostaria de saber quanto tempo (em semanas)para colher...

Unknown disse...

Tenho vontade de ter alguns pé de hydroponica . Gostaria de saber se as hortaliças hidropônica em vez de planta verdura eu possa plantar minhas própria verdura !!?? Alguém sabe me responde agradeço dês de já