terça-feira, 20 de novembro de 2007

Cultivo de interior passo a passo. Parte 3



Germinaçao de sementes

Seguindo o nosso tutorial hoje vamos falar sobre como germinar sementes de uma maneira segura. Essa é uma técnica que é muito usada por cultivadores de todo o mundo e na maioria das vezes o resultado é de 100% de aproveitamento.

As sementes de cannabis só precisam de água, calor e ar para germinar, então comecem a esquecer essas histórias de que colocar leite, hormônios e adubos isso é tudo lenda! A água que você molhará a semente já tem alimento necessário para a fase da germinação que dura de 7 a 14 dias.

As sementes brotam sem luz e em um amplo quadro de temperaturas que vai de 21 a 32ºc, as sementes colocadas para germinar desse modo tardam de 2 a 4 dias para começar a dar sinais de germinação, cuidado, tenha sempre um termômetro a melhor temperatura fica em torno dos 24 a 28ºc, não deixe abaixar muito nem aumentar muito, porque pode atrazar ou fazer que o processo de germinação não termine.

Lembre-se de que, da quantidade de sementes que vc vai plantar, uma média de 50% delas vão ser machos. Por isso plante sempre mais, ocupe o armário todo, aperte o espaço com o máximo de plantas que derem, para no futuro, quando as plantas mostrarem o seu sexo e você tirar os machos, não baixar muito o número de plantas no armário. As fêmeas são as plantas que tem os níveis mais altos de thc, cbd e cbn. O segredo é ter um jardim só de fêmas, tirando todos os machos para que não aconteça o cruzamento das plantas. (Explicaremos tudo sobre isso no capítulo SEXADO E FLORAÇÃO).

Coloque as sementes em um prato encima de um papel guardanapo aberto em duas partes, feche as sementes dentro do guardanapo e umideça-o com um borrifador contendo água mineral, sem encharcá-lo para que as sementes respirem, coloque um prato fechando encima para que não passe luz, mas de uma maneira que passe ar. Escolha um canto da casa que tenha uma temperatura constante entre 24 e 28ºc para colocar o prato, não esqueça de manter sempre úmido o guardanapo e não encharcado, isso é muito importante nestes dias a vida das plantas depende disso!

Quando a semente abrir e o broto estiver para fora é hora de passar para a terra em caixas de leite, que chamaremos de"longa vida", devidamente furadas em baixo com a mistura da terra que já vimos nos capítulos anteriores. Para passar o broto com segurança para as "longa vida" procure pegar ele bem de leve ou com o auxílio de uma pinça, qualquer dano nessa hora poderá ser comprometedor para a planta. Cave com a ponta do dedo mindinho um buraco de 2cm e coloque o broto com a parte fina pra baixo e a parte onde estava a casca pra cima tape com terra fofa regue com muita leveza e pronto!

Esse broto vai ficar nessa "longa vida" uma semana antes de entrar no armário com o fotoperíodo 18/6h, lembre-se que as plantas tem que ficar a 35cm de distância da luz. Depois de entrar no armário continua na mais uns 10/12 dias para ganhar força para o transplante da "longa vida" para o vaso grande que já vimos nos capítulos anteriores. Lembre-se de regar sempre, por todo esse tempo, as "longa vida" com o borrifador para que a terra esteja sempre úmida, mas não encharcada.

O transplante tem que ser com muito cuidado também, a terra tem que estar seca para que você consiga tirar o bloco inteiro de dentro da "longa vida". Pressione de um lado para o outro o vaso para que a terra descole dos cantos. Recorte o "longa vida" com uma tesoura para assim obter o bloco de terra inteiro.

Faça um buraco na terra do vaso grande do tamanho do bloco de terra que você tem nas mãos e encaixe um no outro cobrindo as partes que faltam com terra. Regar com o adubo NPK 10-10-10 diluído com a metade dos ml recomendados, se o adubo for granulado, coloque a metade do recomendado sobre a terra mantendo uma certa distância do caule da planta, afofe a terra com cuidado misturando o adudo e regue com água. Volte a planta para o armário e regue de 2 em 2 dias, uma de água e uma de adubo NPK 10-10-10 já com a quantidade de ml recomendada. Sempre que regar é bom que a água escoe no prato embaixo do vaso para ter a certeza de que toda a terra está úmida. De agora para frente ela vai precisar de 1 mes ou 1 mes e meio para crescer vegetativamente e chegar ao tamanho que queremos para a floração.

Prontinho, as plantas já estão prontas e no vaso certo para crescer vegetativamente e expandir as suas raízes!!!

Fotos ilustrativas da germinação: http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=438001702558511211

Na próxima semana não percam o capítulo 4 : Nutrientes

14 comentários:

Boydapedra disse...

ae mano.. onde que eu encontro os capitulos anteriores? minha sementes ja brotaram ... estao num algodao umido.. dentro daqueles porta filme fotografico ;P
e eu deixo dentro do guarda roupas :D

Anônimo disse...

Qnto tah custando as tuas sementes sativa ou alguma hibrida? qual a melhor p clima do amazonas( clima equatorial e terra pobre)?

Anônimo disse...

ola,plantei minhas meninas a 3 dias no rockwool e elas estao comecando a aparecer uma folhinha mas nao esta verde,que horas passo elas para a estufa?
obrigado

Anônimo disse...

ja plantei a minhas sementes a quase uma semana em algudao e elas ainda nao rebentaram

Anônimo disse...

Plantei minhas sementinhas no vasinho de terra mais elas nao brotaram aí tirei elas e coloquei no papel toalha ... sera que vao germinar ?? :/

criação de loja virtual disse...

Depois que a semente vai para a terra, em outdoor, é necessário escuridão? ou posso deixar para tomar sol?

Unknown disse...

Escuro e quente

Unknown disse...

Escuro e quente

Anônimo disse...

Tenho 3 pés OK 1 mês meio mês e uma bebê a mais velha brotou uma segunda planta ??? Porque em ela TB tem espinho no talinho perto da terra são índicas to preocupado do cotilédones amarelos e secos vão cair?? Pras folhas vingarem??

Anônimo disse...

Tenho umas prantinhas no msm jarro , tem algum problema , tão todas crescendo uma do lado da outra , posso tira pra bota separado , tem dois dias q já germinaroa

Unknown disse...

Tenho o NPK granulado... minha menina tem 2 semana ... Quantas bolinha do NPK GRANULADO devo por???

Unknown disse...

Eu platei da semente do prensado logo no vaso e ela está igual da foto mas não sei como vai fica depois que eu plantel com 4/5 dias já apareceu a moconha plantei muitas semente mas so deu 1 estou cuidado pra ver se ela vai crescer eu preparei a terra com uma casca de ovo e dois tipo de barro preto fui no YouTube e ver como preparar e passei uns 3 dias mexendo é aguando e mexendo pra mistura tudo ah faz igual uma farinha da casca do ovo seca

Unknown disse...

Vc tem que plantar, no algodão e deixar dentro de uma caixinha sem luz nenhuma entrar. Ou as sementes estavam ruins ou não tava unido insuficiente o algodão. Tenta com papel toalha, e dobra no meio com as sementes dentro. Sempre da certo

Anônimo disse...

Po cara to com uma planta aq mas tô preocupada se é maconha q eu plantei aq mas nasceu isso