sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Fazendeiros no Afeganistão trocam o cultivo de ópio pelo de cannabis


Os campos da Província de Balkh, ao norte do Afeganistão, deixaram de cultivar o ópio neste ano, segundo um relatório de uma entidade governamental local.

Mas basta uma rápida olhada nas terras de Mohammad Alam, por exemplo, para perceber o motivo. Suas terras estão repletas de cannabis (planta da maconha). Os fazendeiros descobriram que a "marijuana" pode ser tão lucrativa quanto o ópio, além de ter a vantagem de não estar na mira das autoridades do país.
O cultivo de cannabis cresceu 40% no Afeganistão neste ano. A área cultivada passou de 50 mil hectares para 70 mil hectares, segundo o departamento da ONU para drogas e crime.


O crescimento acontece em pelo menos 18 das 34 Províncias afegãs, de acordo com relatório divulgada no mês passado.
No documento, Balkh aparece como exemplo de Província livre do ópio, graças à "liderança, incentivos e segurança que levaram os fazendeiros a deixar a droga para trás". Mas a cannabis também desponta como motivo de preocupação.
Um dos fazendeiros da Província, Alam, sabe que cultivar cannabis é ilegal, mas alega que este é o único meio que tem para alimentar seus filhos. Ele diz não encontrar emprego.
"E o governo não consegue estimular o mercado para plantações como algodão, melancia e verduras. Então, tenho que cultivar marijuana'".
Os traficantes de províncias como Candahar e Helmand vão ao norte comprar a maconha. Depois eles a levam para serem vendidas no Paquistão, diz Alam.
O general Khodaidad, ministro antinarcóticos, reconhece que o governo ainda não tem um controle esperado sobre a maconha.
"Esse é um grande problema para o Afeganistão", disse. "Mais pessoas ficarão viciadas. A cannabis é muito barato", afirma Khodaidad.
De acordo com a ONU, a cannabis rende por hectare uma quantidade duas vezes maior que o ópio e exige um investimento menor.
Cerca de 93% do ópio no mundo é produzido no Afeganistão.
Fonte: Folha online



MORAL DA HISTÓRIA:

Pessoas passam fome enquanto são submetidas a um "sistema religioso" que os sufoca e os faz perder a visão além, para que possam dar educação, moradia e qualidade de vida para seus filhos e família.
E como já estamos acostumados, o governo nunca consegue estimular nenhum tipo de agricultura e ainda querem proibir a população que vive da agricultura a cultivar a cannabis. E pelo outro lado não conseguem enxergar que estes mesmos agricultores estão deixando de lado o cultivo do ópio que é extraído da papoula e quando destilado se converte na droga mais pesada de todos os séculos " a heroína".
Ridículo pensar que as autoridades do Afeganistão estão preocupados que o povo possa vir a ficar dependende da cannabis, droga no qual, os usuários tem uma boa qualidade de vida em relação a conciliação com a dependência da droga, enquanto homens e mulheres de meia idade do Afeganistão e países vizinhos morrem loucos e degradados pelo consumo de ópio há séculos.
Assim podemos ver de longe que as cabeças são fechadas, não só no Brasil e que em todos os cantos do mundo, ou vai ter a religião para condenar, ou uma corja de velhos que seguem no poder e seguem com as suas cabeças e valores ultrapassados de mil novecentos e antigamente.
Os afegãos, por motivo de economia e giro de mercadoria fizeram uma escolha certa mesmo que inconscientemente, estão em processo de mudança de cultivo de uma substância altamente nociva para uma planta suave, tranquila e esclarecedora.
E pode ser que com isso eles consigam um dia ver que as guerras não são necessárias e consigam viver em paz longe do seu grande opressor, a religião, que além de fazer das suas vidas uma pricação total ainda os lança para a guerra.
Temos definitivamente que lutar para a legalização da cannabis no Brasil e no mundo!!!
Para a batalha queridos...
Prof. Cannábico




2 comentários:

Anônimo disse...

Ooooi x)
po
tá muito foda teu blog, na moral ..
dô mó moral mesmo.
vô mandar umas fotos legais pra você, quando quiser alguma parada de informacão e tal pode me perguntar e tal ..
você pode me add no msn se quiser; msp_juju@hotmail.com
e tenho orkut e etc x)

beijiiinho Julie

Anônimo disse...

A questão não eh essa, a questão é que eu já vi um estadunidense dizendo que a cannabis não legalizada por causa do EUA. E querendo ou não, todos os países tem medo dos EUA
!