quarta-feira, 28 de maio de 2008

Cultivo de interior passo a passo: FLORAÇAO


Bem, depois de seguir os tópicos anteriores desse tutorial que estao nas postagens mais antigas do Blog, plantar as sementes e fazer o ciclo de crescimento vegetativo da planta, agora é a hora de fazer a bichinha florescer bem gordinha para que possamos colher as flores que tanto desejamos!!!

Em geral, no cultivo em interior deixamos a planta desenrrolar o seu crescimento vegetativo por um mes e meio, e dependendo da altura total que o armário suporta, em casos de plantas mais baixas menos dias e em casos de plantas maiores mais dias de crescimento (em torno de 10 dias a menos ou a mais)

A fase final do crescimento vegetativo é muito importante porque é a época que a planta poe as suas pré-flores para fora e assim mostra qual é o seu sexo. As pré-flores podem começar a sair tanto no final do crescimento vegetativo como no princípio da floraçao que é quando trocamos o ciclo da luz(foto-período) acesa de 18h para 12h.

Algumas plantas atrazam um pouco esse processo demorando a mostrar o sexo, mas trocando o ciclo da luz podemos em uma semana ou dez dias ter as primeiras pré-flores já indicando o sexo das plantas. Se acaso as pré-flores sairem antes do final do crescimento vegetativo melhor, porque, quanto mais cedo pudermos indentificar o sexo das plantas mais cedo podemos tirar os machos para que suas flores nao tenham tempo de abrir, soltar seu pólen e fecundar as femeas.

Lembrem-se de que fumamos as flores das femeas que produzem THC em quantidade muito maior que os machos. O THC é uma resina produzida pela planta em forma de tricomas e tem como sua funçao principal, captar (fazer grudar) o pólen do macho para que a fecundaçao aconteça e assim a planta inicie a produçao de sementes. Produzindo sementes a planta entende que já cumpriu o seu ciclo de reproduçao e deixa de produzir THC para se dedicar exclusivamente a produçao de sementes. (Já perceberam que o fumo "palha" sempre vem com muitas sementes?) Entao, é por isso!!!
O THC tem como funçao secundária na planta protege-la do calor.

Fotos de pré-flores macho e femea:




















.
Na hora que conseguimos identificar os machos no cultivo, entao rápidamente é a hora de matá-los para que nao dar tempo das flores se abrirem.
Trocando o foto-período (tempo de luz) de 18h para 12h diárias vc vai induzir a planta a começar a sua floraçao e os pistílhos (esses pelinhos brancos) começam a sair mais e mais até que a planta esteja madura.
Quando a planta chega na sua fase final de floraçao tende a ficar com as suas folhas um pouco amareladas.

Raças e variedades de cannábis tem tempos de floraçao diferentes, alguns tipos de plantas podem levar mais tempo para florescer, uma sativa por exemplo, leva de 12 a 14 semanas de floraçao, enquanto as cannabis índicas levam de 6 a 9 semanas. As cannabis afghanas entre 8 e 10 semanas de floraçao e as ruderalis sao as mais rápidas levam de 4 a 6 semanas e nao reagem sua floraçao a luz como todas as outras, ela simplismente nasce, cresce e floresce com qualquer quantidade de horas de claridade tiver o dia ou horas de lampada acesa, tem pouca potencia de THC mas existem híbridos(cruzas com outras plantas) muito bons.

Fotos da floraçao seguindo:
.











começo de floraçao















meados de floraçao

final de floraçao

Na fase da floraçao o adubo tem que ser trocado pelo mesmo npk, só que em vez de usar o npk 10-10-10 usaremos o npk 5-15-5 que é mais rico em fósforo.As plantas diferentemente do seu crescimento vegetativo, que é a fase que consomem mais nitrogenio, precisarao, na fase de floraçao, mais fósforo do que os outros nutrientes.O calcio é consumido em ambas as fases da planta sendo sempre utilizado por ela.(qualquer dúvida ver artigo antigo sobre nutrientes).

E como sabemos quando devemos colher a planta?

Ótima pergunta!


Próximo artigo do tutorial Cultivo em interior passo a passo : Colheita

31 comentários:

Pink Shit disse...

uma das minhas plantas esta começando a floração agora,e não consegui definir se ela émacho, ou hermaafrodita, pois ela tem assim como as bolinhas os pelinho ao lado... poderia me mandar um email com o seu e mail, assim mando a foto da planta p/ dar uma olhada..?
Obrigado, meu email é pinkshit_@hotmail.com
meu nome é Giuliano!

Anônimo disse...

boas, bom trabalho, estes artigos ajudam os tugas a desenvolver o seu grow amador! ;)
agora a pergunta..
eu estou a fazer um grow experimental de baixo custo/artesanal e alto rendimento.. até agora td bem.. tou na floraçao.. ;) onde poderei encontrar fósforo para as minhas plantas na forma organica/baixo custo?
obrigado, abraço

Anônimo disse...

biobloom

Anônimo disse...

caramba eu nesse meio ai ...
nao sei nao. era sO velA

Anônimo disse...

Uma ajuda inicial.
oláá.. comecei a plantar recentemente (1 semana)
joguei em cerca de 50 sementes, todas selecionadas por min, só selecionei as mais duras e resistentes. Enfim por agora ela esta pequena aproximadamente a 3 cm..
queria dicas de como cuidar dela neste estágio inicial.. pois ela esta sendo mantida no meu quarto com agua todos os dias e um pouco de leite a cada 1 dia sim e outro não..
e poucas horas de sol.
Se algo que eu esteja fazendo está errado ou algo que eu possa complementar o tratamento correto eu gostaria de receber essas informações.
Meu email
rodrigomenzato@hotmail.com

Obrigado!

dodi disse...

Olá,fiz uma pequena plnatação,um pé, em casa...já está florando,acredito que esteja na fase final...essa é minha duvida não tenho certeza...as imagens que vi em websites me deixam com duvidas...existe algo bem pratico para descobrir ?

Anônimo disse...

quero saber sob adubo e colheita e tratamento de secagem ??

para ficar pronta para o consumo!!

Anônimo disse...

cara adubo existem vários os quais eu não cheguei a usar.Mas a secagem é simples,pelo que eu colhi de informação a melhor maneria é deixando de ponta cabeça,em algum lugar ventilado.deixe secando por uma ou até duas semanas.acho,minha opinião ,uqe isso depende da região e do clima.menos que esse tempo não é recomendavel.

Anônimo disse...

psuaI nessecit de heIp mt rapid!!! kem p0der m adici0na pf tiagusara@hotmail.com pffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

Anônimo disse...

minhas duvidas sao conhecidas, ja que todos fazem as mesmas.
mas uma coisa eu gostaria de saber imediatamente para que nos meses seguintes eu nao me decepcione com a fecundacao do macho sobre a femea, dai sera todo trabalho sem sucesso.
como posso saber quando a planta e femea ou macho? 'e certo identificar pelas folhas?
sao muitos que dizem terem 5 folhas o macho e a femea 7; e ja outos dizem ser atraves dos pistilhos um certo pelinho branco.
tenho uma planta de quase 1 mes e outra com dois dias e mais de vinte para germinar ja semedas.
me de explicacoes a respeito por favor.

Anônimo disse...

Pela folha não tem como saber o sexo... e a quantidade de folhas(5, 7, 9)está relacionada à ser indica, sativa ou hibrida.

Anônimo disse...

ta aki um trabalho bakanu podias falar sobre nutrientes organicos e um pko mais da floraçao abraxu peace

Anônimo disse...

eu tenho uma planta de 2 meses e esta dentro da minha cozinha eu coloquei elas fora e pegou muito sol e as primeiras folhas o sol machucou as que tem uma tres e 5 folhas agora elas estão dentro da minha elas secaran por causa de muito sol ou é normal elas secaren e onde esta secando esta saindo brotos no caudo principal.

Anônimo disse...

me mande um email corujao9@hotmail.com ficaria muito agradeçido ibrigado

Anônimo disse...

como posso saber se é sativa, indica ou hibrida e tb como posso fazer para adiantar o florecimento não quero que ela creça muito!!?? agradeço se me respondenrem. pode ser por e-mail.

dougsschmitz@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola apareceu algumas bolas amarelas no meu vaso..parece semente. . As minhas plantas sao todas clones de femeas... Tenho 15 e 6 tem essas bolinhas amaeelas que apareceraum na terra... Isso que dizer que estas plantas saum machos?? Ajuda porfavor

Anônimo disse...

As plantas tem em torno de 4 semanas em vejetacao e botei pra florecer agora e tenho medo de contaminar as outras que tem 4 semanas em floracao ja

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=5LsW8OnIiXE Se algo que eu esteja fazendo está errado ou algo que eu possa complementar o tratamento correto eu gostaria de receber essas informações.Mail Joao-paulo-scp@hotmail.com

tomm.moraes disse...

UMA DAS MINHAS 4 PLANTAS ESTA DEMONSTRANDO ASPECTO DE FOLHAS QUEIMADAS, O QUE PODE SER?

Anônimo disse...

O horarioo da plantaa ser regadaa naturaalmente é as seiis nao éh?e dpois muda prs meia nt

Unknown disse...

tenho 2 plantas sativas que cultivo indoor a +ou- 3 meses
a 24/0 numa lampada fror de 60w e agora estou deixando
14/10 elas ja apareceram a pre flor mas elas estao meio feias
com as folhas meio emferrujadas e secando as pontas e caindo as mais velhas e tambrm tenho um problemaco pragas sao tipo umas arainhas minusculas qe emchem os brotos mais novos de
teias como fasso p salvar minhas meninas me ajudem por favor
valeu ... meu email e elvisalves73@gmail.com

..

Anônimo disse...

Ola germinei 3 sementes,elas cresceram,a mais velha esta com 3 meses e 40cm, a segunda esta com 25 cm e a tercera com 13 cm. Mantenho elas dentro de casa,pegam luz natural a noite ligo luz normal mesmo e deixo elas ate a 1h da manha, depois desligo e deixo no escuro ate o dia seguinte. Ja usei agua de fumo nelas e tb coloquei umas cascas de ovo triturada(estava bem limpa)porem esta esta com fungos na terra,nao sei o que fazer! Limpo as folhas sempre pra tirar aquelas bolinhas marrons,mas acabei arrancando uns galhos que estavam murchos e queimados,mas ela continua bem. Qdo comeca a floracao?estou fazendo algo errado? Eu acho que elas sao sativas hibridas,pq as sementes eram marrons com umas listras escuras. Peguei essas sementes dos camaroes que comprei. Moro na Italia e aqui ta comecando o frio.me responda por favor,pois nao tenho nenhum amigo maconheiro aqui.meu email sandmc@gmail.com

Anônimo disse...

Ola, comecei o plantio outdor de uma semente de prensado, ela esta com aprox. 3 mese e com qse 1M, gostaria de saber se posso tira-la do metodo outdor e colocar ela pra dentro de casa(indor) pois ela esta grande e pode chamar atençao de terceiros!fk4.vasques@outlook.com desde ja agradeco ,

Anônimo disse...

Olá estou desesperado .. as folhas do meu pé após eu jogar um novo fertilizante na fase de floração , começaram a secar , muxar .. oque eu faço pra ela n morrer , e se tem jeito . me ajude

RM disse...

Fossilized sea Bird guano 0-9-0

TBiotec disse...

Boa Tarde. estou com minhas plantas já na fase final de floração. Porém, acredito que houve uma excesso de nutrientes em uma delas, o que tornou suas folhas verdes escutas, secas e suas pontas começaram a enrolar para baixo e a secarem...sendo que este aspecto seco começou a tomar toda as folhas, principalmente as do BUD principal. Isso pode prejudicar minha colheita, tem solução. Já encharquei o solo e tentei uma lavagem, mas os sintomas continuam ocorrendo. Obrigado.

Unknown disse...

Salve irmãos..tem alguém para me ajudar com minhas plantas... email buiu200280 @gmail.com..zap 4998188729 por favor me coloque num grupo de cultivo... muito obrigado irmãos

Unknown disse...

Growroom socrates vc vai achar td la.. Paz!

Anônimo disse...

Boas, gostava que me dessem umas dicas para um crescimento saudavel da minha planta, ela tem cerca de 10,5 cm, tem as 4 folhas iniciais como qualquer planta, e 2 folhas ainda pequenas,tenho só 1 planta, e é a primeira vez que consegui gereminar. Ela esta com cerca de 3 semanas,inicialmente coloquei a semente num copo de plastico, mas quando vi que estava a crescer transportei-a para um vaso e coloquei solofan a sua volta.
Rego a planta dia sim dia não com uma chavena de caffe.
O vaso está dentro de casa e quando faz sol ponho-a na varanda mas tendo atencao ao clima, sei que faz mal a mudanca repentina de calor.
Gostava de ter mais informaçao pessoal obrigado e boa sorte com as vossas flores tambem :p

Anônimo disse...

Coloquei em 8 horas faz um dia estava no vegativo 18/6 agora 8/8 pra dar um back e parecer o sexo mas rápido alguma dica?

Vidal disse...

Macho