segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Pensamento além...


Este texto é de um sangue bom chamado Marcelo, ele é leitor do blog e mandou este texto que antes de tudo me emocionou e depois me fez ver a necessidade de passar este pensamento para todos voces.
O cara simplismente conseguiu chegar aonde eu queria faz muito tempo e com isso senti uma evoluçao muito grande em meus pensamentos, e como sempre estamos evoluindo, muito obrigado por me ajudar a dar mais um passo neste tortuoso caminho meu brother!!!
Tenho a honra de postar no primeiro post do ano este fragmento de pensamento que quando acabamos de ler temos a sensaçao de estar com os pés mais firmes ao chao.
Evoluçao pessoal depende de cada um...
.
.
.
A MACONHA FEITA PELA HUMANIDADE (Marcelo - Leitor do blog)

O que os homens fizeram da maconha? O que envolve a erva possui um peso que não passa despercebido por ninguém, tanto para os usuários quanto para os não usuários. O aumento da violência e sua banalização atrelado ao comércio ilegal de drogas, o tráfico de entorpecentes, assola a população mundial e em especial alguns países, como o Brasil.

A questão tornou-se ainda mais notória com a popularização e o sucesso do filme Tropa de Elite, que de forma livre trouxe e mostrou o problema entre cidadão usuário, a polícia, a “bandidagem” e os cidadãos não-usuário. De fato, a proximidade que usuários têm com traficantes e delinqüentes, tudo decorrente da aquisição de maconha, venda e compra, causa discurso tendenciosos, inflamados e contrários a maconha e à seus usuários.

O tapa na cara e o ato de esfregar o rosto do usuário, que entrou na favela e subiu o morro, no corpo sem vida, sangrento e baleado do traficante, foi um tapa na cara dos milhares de usuários do Brasil que assistiram Tropa de Elite. Ao menos um incômodo fora experimentado. Abaixo a hipocrisia!!! Mas muitos sentiram desconforto e viram que algo ali estava errado, algo meio tendencioso.

De fato, o filme possui uma liberdade de abordagem sobre o tema, é obra da ficção como insistem, mas imita a realidade. De tal sorte que sentimos a repulsa do Capitão para os maconheiros, vemos a violência implantada por esses combatentes.

Sim, os maconheiros. Em minha infância tinha tanto medo dos maconheiros. Esses seres eram mitológicos para mim, quem sabe bandidos furiosos e sedentos de sangue. Alienados e loucos guardavam todo o mal essencial em si, prontos para exteriorizar a qualquer momento, contra quem estive em sua frente.

Associa-los, os maconheiros, ao demônio era corriqueiro. Era????

De onde vem essa abordagem, esse preconceito enraizado em nossa sociedade a tal monta de formar opinião de uma criança. Não que se deva formar a criança sobre o assunto, ou faze-la livre para decidir sobre o tema, vez que o tema ainda não deve fazer parte de sua vida. Mas a realidade está aí e a instrução mínima necessária é importante. Mas cigarros do demônio não dá mais.

Essa associação, podemos falar de forma simplista, veio dos Estados Unidos, em especial nos anos 30 do século XX, aonde campanhas massivas patrocinadas pelo governo norte-americano ligavam o consumo da maconha ao suicídio e seres satânicos, capazes de subjugar as pessoas e a levarem a loucura patológica. Tudo por interesses de poder e política. A contestação ligado ao uso da erva incomodava muito.

Nesse panorama que perdura até hoje, a hipocrisia continua existir de todos os lados. O governo parece querer culpar os usuários como patrocinadores da violência, ao financiar traficantes que posteriormente adquirem armas e outras drogas, como as ditas drogas químicas e mais pesadas.

Mas em outro aspecto, como enormes armas, arsenais de guerra entram pelas fronteiras do Brasil, atravessam o país, entram na cidade e sobem os morros, entram nas favelas?? Aqui, que fique bem claro, não estamos generalizando os moradores dessas áreas, em absoluto, mas é fato a instalação de delinqüentes nesses lugares. É como se o governo por sua política ineficaz e falha, buscasse um culpado para tudo que há de errado, colocando culpa assim nos usuários.

Então, assuntos como à legalização ou a descriminalização da maconha surgem tão necessários e são recorrentes. A legalização controlaria o uso da maconha e ainda afastaria os usuários dos domínios de traficantes de drogas, além do que com o comércio regular haveria geração de empregos e impostos que poderiam ser aplicados em políticas de segurança, saúde pública, salvando vidas e revolucionando a realidade pública no Brasil, acabaria com a fome e miséria da população e todos os problemas seriam resolvidos. Um mundo melhor surgiria e a paz reinaria no globo.

Viu como é fácil escrever e pensar besteira quando o assunto é a legalização da maconha??? Discursos inflamados e tendenciosos, diria ainda inocente, mostram o despreparo de todos aqui no Brasil para uma realidade de uso legal da maconha. De fato, não se pode negar as controvertidas informações sobre os efeitos e conseqüências do uso da erva, tanto no meio científico quanto no meio particular. Ademais a maconha é uma droga e como tal necessita de muita cautela em seu uso, pois pode trazer conseqüências indesejáveis. Isso aliado à forma de consumo mais difundido, a de fuma-la, pode gerar danos a saúde do usuário.

Mas o quadro de desinformação apurado remete a muita cuidado com o assunto sobre a descriminalização ou ainda a legalização. Até aos amantes da erva percebe-se a desinformação ou ignorância reinar. Ao que se diz maconheiro com muito orgulho, coloque uma planta da erva em sua frente e fale divirta-se, muitos nem saberão o que fazer e nem sabem o que fumam. Mitos e lendas são realidade plena no assunto.

Em contrapartida, é fato o uso recreacional e terapêutico da erva, o que poderia, por exemplo, atenuar uma crise de “stress” ou ainda conter um impulso de violência, intolerância, todas essas situações prejudiciais ao organismo, isso tratando somente de uma faceta entre os benefícios e malefícios do uso da maconha. Quantos não pensaram melhor sobre uma situação ao consumir a maconha, seja em relação a uma briga, um ato precipitado e impulsivo, orgulho, o que nos leva muitas vezes a magoar injustamente (se é que há mágoa justa) uma pessoa que não merecia ou que ainda temos afeto??

O que o ser humano fez da maconha?? Ela está acima do bem e do mal, ela está lá na natureza antes de tudo. Humanos com plenitude de suas ações fazem dela o que quiserem. E assim têm feito, desde os primórdios, até os dias atuais. Vou fumar o meu baseado agora e refletir sobre o monte de besteira que escrevi, mas aliviado, por ter certeza de ser uma besteira muito menor do que a edificada pela humanidade. Talvez eu esteja ficando louco, ou ainda não...
E legalize a informação contra a ignorância e o preconceito. Paz!

3 comentários:

Stigger disse...

Gostei do texto, camarada, principalmente a ênfase à utopia. Deveria haver um intenso estudo sobre o assunto, creio, e decisões deveriam ser tomadas. Entretanto, um país - ou mundo - onde sequer é respeitada a individualidade de cada pessoa, está pronto pra tanto?

É o eterno malefício da desinformação.

Anônimo disse...

Pena que nossa sociedade foi criado de um modo Preconceitoso com a Maconha

Pois eles nuncam usaram e naum tem o Conceitos de todos os maconheiro e jugam que isso é influencia pra uma vida ruim suja e do "crime"
ou seja Temos que mudar nossa Sociedade se quizermos mesmu uma legalização

Mas esse Texto mostra bem isso !
foi muito bom isso que o Marcelo escreveu

vlw

Corel na Veia disse...

muito bom cara...vc falou bem, claro que em se tratando de droga, há muito mais pra ser levado em conta, mas vc está de parabéns pelo texto...Agora ao meu ver a maconha não será libera por ter muita gente grande envolvida e que não quer pagar mais este imposto, quem mesmo que fique assim, nos resta a cachaça e a religião, pra alguns até que funciona, mesmo assim tem muito bandido que bebe e prega a palavra de Deus..vai entender este mundo.