terça-feira, 18 de dezembro de 2007

A iluminação da planta cannabis


ILUMINAÇÃO
A luz é necessária à uma planta na transformação de nutrientes em alimento. Tem ainda uma grande influência na produção de clorofila, taxa de crescimento, tamanho de folha e produção de sementes. A luz se torna uma dos aspectos mais importantes em sua operação de plantio. Para o propósito do plantio de marijuana existem dois tipos básicos de luz; Fluorescentes e Descargas de Alta Intensidade (HID) – incluindo Vapor de Mercúrio (MV), Vapor Metálico (MH) e Vapor de Sódio (HPS)
HID x FLUORESCENTES
A diferença principal é que lâmpadas fluorescentes criam luz na passagem de eletricidade através de um vapor de gás de baixa pressão e HID criam luz na passagem de eletricidade através de um vapor de gás de alta pressão. HID são MUITO mais brilhantes e apesar de representarem um maior custo no começo, são mais eficientes na relação custo benefício e permitem uma melhor produção. Portanto, elas são a primeira escolha para a maioria dos criadores em lugares fechados.


FLUORESCENTES
Fluorescentes são encontradas nos mais variados formatos e tamanhos. Existem lâmpadas compactas, bulbos retorcidos e bulbos circulares. Todas trabalham da mesma forma. Elas possuem iniciador (starter) e reator embutido permitindo um envio regular e seguro de eletricidade para a luz. Antes das HID estarem disponíveis para plantio em lugares fechados, os plantadores usavam lâmpadas fluorescentes, que apesar de funcionarem durante todas as etapas de cultivo, não são aconselháveis para uso desta forma. Para plantio de forma efetiva com fluorescentes pense de forma pequena. Essas são lâmpadas indicadas para germinação, produção de raizes em clones e plantas pequenas, manter plantas mãe para propósito de clonagem e ainda prover iluminação lateral para o crescimento dos galhos inferiores. Essas situações não requerem uma luz de alta intensidade para se desenvolver. A luz emitida pelas lâmpadas fluorescentes é suave e mais difusa, não desprende uma grande quantidade de calor e não faz com que a planta trabalhe tanto. Por essa razão pode ser deixada próxima à planta. De três a cinco centímetros é o suficiente, porém devido a isso as luzes deverão ser ajustadas quase que diariamente, o que pode ser problemático.


DESCARGA DE ALTA INTENSIDADE (HID)
Existem basicamente três tipos de HID. Vapor de Mercúrio (MV), Vapor Metálico (MH) e Vapor de Sódio (HPS). Essas lâmpadas também precisam de iniciador (starter) e reator.
Vapor de Mercúrio (MV) e o tipo de luz que era utilizados na iluminação das ruas no passado. Não é muito boa para plantio por não prover o espectro de luz correto. Enquanto ela produz um pouco do espectro azul, MV também produz muito calor para se deixar próximo a planta, sendo de operação muito ineficiente.
Vapor Metálico (MH) é uma fonte muito boa de espectro de luz azul/branco o que é ideal para o crescimento vegetativo. Muitos plantadores usam MH durante a fase vegetativa. MH é brilhante e de operação custo eficiente, porém não tão eficiente quanto as lâmpadas HPS. As potências mais utilizadas são de 400 e 1000 watts. Trabalham melhor quando combinadas com lâmpadas HPS.
Vapor de Sódio (HPS) é a melhor escolha de lâmpada hoje em dia para plantio de marijuana. HPS são muito brilhantes e muito eficientes. Esse tipo de luz tem um espectro vermelho/alaranjado que é ideal para a fase de florescimento. Com o suficiente desse tipo de luz você também poderá cultivar aqueles "camarões" de poster da Hightimes. HPS são encontradas em várias potências de 70 até 1000 watts.


FOTOPERÍODO
Suas plantas deverão ser iniciadas no período vegetativo em um regime de luz de 24/7 ou 18/6. A razão para o regime de 18/6 é para deixar um período de escuro para as plantas descansarem e também poupar a sua conta de luz. A maioria das plantas se exaure após 16 horas de luz por dia. Ajustes deverão ser feitos de acordo com a necessidade das plantas. Para o florescimento 12/12 é a norma, podemos usar 11/13 também, pois algumas plantas podem continuar no crescimento vegetativo com as 12 horas. Novamente, ajustes poderão ser feitos. Um mínimo de 12 horas de escuro é requerido para ativar o florescimento.


ERROS MAIS COMUNS COM A ILUMINAÇÃO
Não queime as plantas ao coloca-las perto demais das lâmpadas. Fluorescentes não emitem muito calor e podem ficar cerca de 3 a 5 cm de distância. HID emitem muito calor e precisam ficar a uma distância razoável. Um bom teste é colocar as costas da mão entre planta e a lâmpada por algum tempo, se houver sensação de desconforto é porque a lâmpada está perto demais. Existem algumas lâmpadas comuns que podem induzir a germinação, mas são inúteis para propósito de crescimento. Essa lâmpadas são: Qualquer incandescente (normal), halógena, luz negra e de aquecimento. Não perca tempo tentando plantar com essas lâmpadas, você apenas se desapontará.

Fórmulas para Cálculo de Iluminação
Para determinar corretamente a melhor iluminação do seu espaço existem várias coisas que você deve saber. A esta altura algumas definições se fazem necessárias:
Lumens – Um lumen equivale a quantidade de luz emitida por uma vela que incide sobre 1 pé quadrado (square foot) de uma superfície a um pé (1 foot = 0,30m ) de distância.
Watts – A medida da quantidade de eletricidade fluindo através do fio. Watts por hora medem a quantidade de watts consumidas em uma hora. Um Kilowatt/hora (KWH) é 1000 watts/hora.
Para determinar o custo de operação da sua luz:Descubra o quanto é cobrado por Kwh na sua conta de luz. Imagine que você tem uma lâmpada de 1000 watts e paga $ 0,5/hora. Se um kilowatts equivale a 1000 watts, você pagará 5 centavos por hora para manter a luz acesa. Outro exemplo. Digamos que você tem uma lâmpada de 400 watts e paga $0,3/hora. Divida 400 por 1000 = 0,4 e multiplique por 0,3 = $0.012 por hora de luz.
Para determinar quantos lumens por pé quadrado:Você tem que achar a área do seu espaço. (largura X comprimento = pé quadrado) Divida a quantidade de lumens disponíveis pela medida em pés quadrados da sua área. Exemplo: Digamos que você tenha um espaço de 3 pés de profundidade por 4 pés de largura = 12 pés quadrados, e o total de lumens das suas lâmpadas é de 45.000 lumens. 45.000/12 = 3.750 lumens por pé quadrado
Agora para a grande pergunta. Quanta luz eu necessito? A tecnologia tem avançado tanto nos últimos 15 anos que nós estamos constantemente refinando o processo e atualizando o que sabemos que funciona melhor para o plantio. A teoria atual diz que o mínimo de luz necessária para sustentar o crescimento é de 2.000 lumens por pé quadrado. A média seria de 5.000 lumens por pé quadrado. O ideal seria 7.000-7.500 ou mais por pé quadrado.
Para determinar o quanto de luz você precisa em watts:A regra geral para definir a quantidade de luz para uma área, é um mínimo de 30 watts por pé quadrado. 50 watts por pé quadrado e ideal. Você pode determinar a quantidade luz para a sua área usando essa fórmula: 30 watts (ou 50) X ? (sua área) em pés quadrados. Exemplo: Você tem uma área de 10 pés quadrados 30w X 10 s.f. = 300 watts/por pé quadrado ou 50 watts X 10 s.f. = 500 watts por pé quadrado (ideal). Lembre-se que lâmpadas fluorescentes são mais fracas e emitem menos luz que as HID. Isso significa que você precisará 5 vezes mais watts para igualar uma lâmpada HID. Então, 30 watts de HID seriam iguais a 150 watts de fluorescentes. Por isso é advertido que se utilize o mínimo de 30 watts por pé quadrado para luzes HID e um mínimo de 150 watts para Fluorescentes.
Isso tudo é muito importante pois a intensidade da luz irá afetar diretamente a qualidade e a produção de sua colheita. Se você tiver menos do que o ideal, sua colheita e potência serão reduzidas e os "camarões" não serão tão densos. Essa questão nunca é de mais repetir. Você deve ter a quantidade de luz certa para o seu espaço, para poder colher "camarões" de alta qualidade. A questão as vezes pode ser, "Posso ter luz demais?" A resposta básica é não. De acordo com a lei de retornos minorados, você poderia teoricamente alcançar um ponto onde as plantas não conseguiriam mais absorver a luz, porém seria impossível ter essa quantidade de luz em seu espaço. O calor se tornaria um problema bem antes de você atingir esse ponto. Então use quantas lâmpadas puder, apenas controle o calor.
Experimentação é o único método para determinar a melhor solução para cada planta. Se a planta não estiver recebendo luz suficiente, ela começará a crescer de forma desproporcional como se estivesse se esticando para buscar luz e a folhagem se torna verde pálida. Ou, se elas necessitam ser movidas para perto da luz, ou aumentado o período de exposição à luz, elas podem ter problemas como folhas e flores descolorindo ou queimadas. Folhas poderão se tornar super compactas e enroladas nas pontas.

20 comentários:

NN disse...

Parabens pelo Blog

Anônimo disse...

Nossa brother irado seu blog. Quero umas dicas. Tava precisando de uma pessoa q me ajuda-se ou esclarece-se minhas duvidas. Espero que voce me ajude abraco

e parabens pelo blog

Aquaponic disse...

Muito bom, parabens.

apenas pra complementar, a questão da temperatura de cor das lampdas, que é o que realmente influencia na utilização de cada uma pra cada periodo.

No vegetativo a planta necessita de mais azul, que em kelvins é perto de 4000 pra cima, o que corresponde a uma HQI ou fluor. ja no vegetativo ela precisa de mais vermelho, que em kelvins é perto de 2000, o que corresponde a uma lampada HPS.

OU seja, a lampada nada mais faz do que imitar a temperatura de cor de sol... se quiser economizar na conta da luz usa cada lampada especifica pra cada periodo, mas se não for o caso manda todas juntas que irá funcionar que é uma maravilha, so a conta vem la em cima né..

espero ter ajudado! bons cultivos! abraxxx

Anônimo disse...

eu comprei as minhas em http://interlampadas.pt/lampadas-plantas-146/plantagrow-309/

eles têm as duas temperaturas e enviaram-me no dia seguite.

espero ter ajudado!

abraços a todos

Anônimo disse...

Parabens pelo blog, ele ajuda muita gente que ta começando agora,como eu.
Só ficou uma duvida.
Tem forçar nosso mato a ser Femea?

Folha Verde disse...

Folhaverde.org

Anônimo disse...

Fala galera.
Parabéns ai pela iniciativa de tornar este assunto público.
Sou usuário de cannabis à 12 anos, e dou graças a Deus de tê-la conhecido. Não bebo álcool fazem 3 meses e pretendo utilizar desta droga apenas em ocasiões do tipo natal, apreciando um bom vinho. Opção de vida.
Oh temos que nos unir para legalizar a maconha em toda sua forma. Gostaria de indicar um documentário que está no Youtube, chamado "O Sindicato, o negócio por tráz do barato", muito bom e aborda diversos temas relacionados a cannabis e sua legalização.
Mais uma vez parabéns pelo blog e vamos rumo a legalização...!!!

Anônimo disse...

parabéns pelo seu blog; preciso saber aonde poço comprar sementes

Anônimo disse...

mto bom este site para esclarecer algumas mentes atrasadas e ultrapassadas! tem como me esclarecer vc disse que se usar os dois tipos de lampadas ao mesmo tempo é melhor! se eu precsar de 880w posso usar cada u,a de 400w? valeu plantem não comprem vamos boicotar o tráfico

Anônimo disse...

Amigao...sou um desses apreciadores dessa planta maravilhosa!!Com muito trabalho consegui umas sementes de super skank e estou montando uma estufinha para evitar estar andando em bocadas ou ate favelas da minha city...bom, como todo marinheiro de primeira viagem estou apanhando um pouco...comprei um higrometro profi q ta me dando a temperatuta e humidade do ar exatos...um time q ta apagando a lampada tempo certo tb...entrada de ar em baixo com exaustor e um cano p n dar luz na hora de escuro...outro em cima com exaustor tb p tirar o ar quente...e o q ta mais em entriganto...to usando a luz de vapor de sodio...mas ate agora n consgui estabilizar a temperatura q ta chegando ha 31 graus(Alta ou nao...pergunta, extou sem exc. no teclad)pois li q a exata seria em torno de 28/29 graus...ja tentei com lampadas de 250w ficou muto quente quando fecha a estufa...joguei uma de 70...achei muito fraca, rs e a de 150 ta boa ...mas quando fecha a estufa ela sobe dmais a tempo...o q faço p estabilizar essa temp...a minha estufa tem 1.90 de altura...1 de llargura por 80 de comprimento...la dentro tem 3 ventiladores e 2 plantas q sao necessarias p meu consumo!!Desde ja agradeço...abraço!!(PV)HAAA, USO P CRESCIMENTO O NPK 10,10,10 E PARA FLORAÇAO O 5.30.15,,,TAO CERTO TB...USO 1 TERÇO DO RECOMENDADO!!

Anônimo disse...

Adorei o blog e as dicas, eu tenho 29 pes de maconha mas não tenho luz no momento, deixo elas no sol, eu procurei em varios sites as luzes e não achei se puderem me ajudar agradeço. Obrigada

e-mail para contato: tata-tc@hotmail.com

Rafael disse...

Pessoal, quero plantar 4 pés de erva indoor com luz portatil, isto da http://www.pixmania.com/pt/pt/3953523/art/varta/lanterna-led-light-0-5-w.html ? Senao de-me algumas referencias quanto a produtos e potencia! Obrigado e optimo trabalho neste topic!

luiz disse...

olà amigos canabicultores. . .atualmente vivo em españa, (Paìs vasco - vitoria gasteiz)por aqui as as coisa estao muy bien , temos asociasones de de fumadores de maryjuana, e 4 grow shop, o que se produs aki se consome aki mesmo , e juro que nunca havia fumado uma erva tao boa como essa. aki se consome o fruto (cogollos/murruga) e nao as ramas pressada com folhas e poucos cogollos, como a que se fuma a mairia no brasil , e o peor coprada do paraguai e outras fronteiras,um paìs tao grande como o brasil ter quer comprar e nao produzir, isso è um absurdo,(já é triste saber que minha familia e meus amigos tenham que que pagar 2 reais e cinquenta em um kili de feijao, 2 reais e uma lata de cerveja, produzindo todo aì mesmo, enquanto aki se paga 1 euro = que 0,40 centavos en um kilo de feijao cosido e 0,33 centimos = que 0,12 centavos em uma lata de cerveja) levo 13 anos fumando erva , e a 1 ano e medio a erva de aki. ja ei fumado diversas variedades , como: ak47, critical, critica +, cheese, super silver, siberia gasteiz, moby dick, entre outras, sendo todas de cultivo interior(luz artificial, e tambem das mesms ,algumas exterior (sol).os deixo un site de artigo e produtos e sementes para compra e se informar cannabislandia.com , www.cannabischampionscup.com, es pero que te sir va de algo , e uma boa colheitañ.... ha paroveitado o espaço , creo que os organizadores dos movimentos a favor da legalizaço ou despenalizaçao deveriam aproveitar dos convenio que tem o brasil com um Paìs como españa para tentar facilitar a leg.. ou desp...e tambem usar temas como alimentos e combustivel q custa 1,66 euros =0,70 centavos o litro de gasolina , enquanto aì ja ñ se..... è hora de uma revoluçao talvez uma guerra civil no brasil, so assim mudaria algo ....enquato isso seguimos clandestinos e ilegales....Luiz F. parafernaliaambulante@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Boa noite estou a precisar mesmo de ajuda... Tenho um espaço com 3.50m por 3.50m por 2.50m de alto.. Vou lá por 20 plantas esta semana tenho 20 lâmpadas flurescentas com 58w as lâmpadas têm metro e meio.. Pode ser assim?

Unknown disse...

No caso de germinaçao que a planta ja esta com 5 a 8 centimetros e soutando a prineira folha qual a distancia correta qui eu posso colocar a lanpada e si posso colocar uma lampada de led?

Unknown disse...

Posso usar lâmpadas anoite e luz do sol durante o dia no vegetativo?

Rasta disse...

?????????

Unknown disse...

Cara to tenho duvidas sobre a ventilação.Posso usar ventoinhas de PC.Tenho quatro ,coloquei nas laterais mas escapa muita luz pelos buracos.
Sabes onde posso encontrar sementes para comprar ,sou do Rj. Comprei maconha prensada para retirar sementes .
Mas achar sementes inteira e conseguir germinar é foda. Se puder me dar umas dicas esse meu email apereira799@Gmail.com

Unknown disse...

Da pra tirar clone com hPS amarela?

imanualcadden disse...

Slot Machines & Casino Games - JTM Hub
Slot machines 논산 출장샵 & casino 고양 출장마사지 games · Poker · Keno 강원도 출장마사지 · Texas 천안 출장마사지 Hold'em. Slots · Bingo · Roulette · 사천 출장안마 Video Poker.