quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Cultivo de interior passo a passo. Parte 2


Segunda semana: Montagem

A montagem do equipamento não se resulta em uma coisa muito difícil, mas quem for montar tem que ter pelo menos noções de eletricidade e ferramentas, para que não provoque um curto-circuito, tome uma descarga elétrica ou se corte com alguma ferramenta, pois não queremos colocar a integridade de ninguém em risco!
Precisaremos de cola, pregos, martelo, buchas, parafusos, fita isolante, silver tape, furadeira, ganchos, corrente de ferro, serrote e mais outras coisinhas que vão sugir no meio da caminhada!

O espaço: Você pode querer usar um espaço como um armário velho ou um quarto que não esteja usando, mas lembre-se de que temos que ter a medida de 1 x 1 x 2, um quarto pode ser maior e nesse caso temos que escolher um canto onde usaremos só esse metro quadrado e a lâmpada vai ser instalada exatamente no meio desse espaço, pois se aumentarmos o espaço físico, perdemos a luminosidade necessária. No caso de ser um armário uns poucos centímetros maior, está tranquilo! Mas se for menor com certeza teremos problemas de muito calor, lembre-se que para essa lâmpada, esse extrator e para esse numero de plantas, o espaço de 1 x 1 x 2 tem que ser respeitado!
Neste espaço de 1 metro quadrado vão caber 12 vasos apertados, mas se quisermos poderemos colocar apenas 9 vasos, o que no resultado final nao altera muito, pois muitas plantas apertadas fazem sombra uma na outra e com isso perdemos em produção de camarões, ou seja 9 plantas dão em peso de camarões o mesmo que 12. Já o espaço de altura que é de 2 metros vai funcionar assim: Perdemos de cara uns 20cm com a altura dos vasos, perdemos mais 30cm porque temos que deixar as plantas com essa distância da luz para que não se queimem e por final, perdemos mais uns 20cm pela instalação da lâmpada, ao total 70cm de perda e nos sobra 1.30m para as plantas desenrrolarem seu crescimento. Por isso se tivermos uma altura superior a isso tranquilo, mas se for menor, já começa a complicar.
Montagem do espaço: Este espaço terá que ter as paredes e teto forrados com papel alumínio para que o aproveitamento da luz seja melhor, o chão tem que ser forrado com plástico espesso para que não passe umidade.No caso do armário precisaremos de um buraco pequeno encima para a saída dos fios e de dois buracos correspondentes a boca do extrator um para a entrada de ar (em baixo) e outro para a saída de ar (em cima), No caso do quarto usaremos a janela como fonte de entrada e saída de ar, teremos que cortar os vidros ou fazer uma adaptação conforme a janela. Todas as rachas e buraquinhos do quarto ou armário tem que ser totalmente vedados para que não saia fachos de luz e nem percamos a umidade relativa do ar, no caso do armário isole todas as portas e deixe só uma funcionando para a manutenção do cultivo, pode ser a que de o melhor acesso. Janelas e possíveis aberturas a vizinhos curiosos necessitam ser devidamente tapados com uma persiana ou algo parecido, que não chame a atenção.

Montagem da lâmpada: A Cannabis é uma planta que precisa de luz, muita luz! E é dessa luminária que nós vamos obter essa luz em fotoperiodos diferentes para que a cannabis primeiro cresca e depois floresca, mais pra frente, em outras partes, explicaremos melhor os fotoperíodos. A montagem é a mesma para armário ou quarto.
Uma vez montado o bocal na chapa refletora é hora de ligar a lâmpada ao reator (starter) essas instruções vem na caixa quando se compra e é só seguir-las que tudo dará certo. Lembre- se de usar o fio grosso e isolar todas as emendas de fio.
Vamos fazer agora dois furos no teto e encaixar 2 ganchos para sustentar a luminária com as correntes pois a lâmpada tem que subir conforme cresce a planta, deixe um pedaço de fio correspondente a altura que a lâmpada subirá e abaixará. Depois é só ligar a tomada do fio que vem do reator (starter) no temporizador e programar o fotoperíodo de tempo que queremos ligado e desligado. Passar o fio pelo buraco para os fios feito em cima no caso do armário e no caso de ser um quarto passe o fio pelo gancho da corrente no teto e deixe que ele venha de cima e Pronto já temos a luz que as plantas tanto necessitam.

Montagem do ar: O ar é muito importante para as plantas, ele tem que estar em movimento e sempre sendo trocado dentro do cultivo para que a planta respire, faça a fotosíntese e fique livre de fungos e pragas. A montagem do ar no armário é diferente da montagem do quarto.

Montagem do ar no armário: O ar frio vai entrar por baixo. No caso do armário, é só deixar o buraco aberto com a passagem de ar livre, mas corre o risco de ficar muito calor dentro do armário e se isso acontecer temos que entubar o ar que vem de fora de casa que estará mais frio e consequentemente abaixará a temperatura dentro do armário. O ar quente, já que ele tende a subir será expulso pelo extrator que será instalado por fora no buraco feito na parte de cima do armário. Instale o extrator no buraco de maneira que não passe ar pelos lados para isso vc pode colocar um pedaço de câmara de ar na base do extrator entre os parafusos e apertar firme, isso vai ajudar a reduzir o ruido também. Você pode deixar o ar quente sair simplismente do extrator pra dentro de casa, ou entubar o ar para fora da casa

Montagem do ar no quarto: O ar tem que vir pela parte de baixo da janela encanado pelo tubo de alumínio flexível .
O ar quente, já que ele tende a subir será expulso pela parte de cima. O extrator tem que ser fixado próximo ao teto para que sugue o ar quente que vai acumular na parte de cima do quarto e então entubar esse ar para a saída de ar naparte de cima da janela. Lembre-se de comprar o tubo de alumínio flexível com a mesma medida do extrator e na hora de instalá-lo usar a silver tape para que fique bem fechado.
O ventilador vai servir para a movimentação do ar dentro do cultivo e para balançar as plantas ele ficará instalado na parede e tem que ficar girando o tempo todo, mantenha a velovidade no nivel 2 e quando as plantas crescerem pode aumentar mais.

Testes: Quando estiver tudo montado é hora de começar os testes.
Para testar o sistema de ar, ligue o extrator, feche tudo, queime um pedaço de jornal e coloque a fumaça procedente da queima na entrada de ar para ver como o ar entra, depois dentro do cultivo para ver como o ar está circulando e sendo expulso.
Para testar os niveis de temperatura e umidade, coloque uma toalha bem molhada no chão do cultivo e ligue tudo, coloque o termômetro e o higrômetro dentro e deixe fechado por uma hora, a temperatura tem que estar entre 24º e 28º , a planta aguenta até uns 35º , mas depois dos 29º ela faz muita força para aguentar o calor e detém o crescimento. Se a temperatura estiver muito alta temos que melhorar a entrada de ar frio, uma dica é ligar o ar condicionado da casa colocar em 20º/22º, outra sugestão se vc não quiser entubar o ar de fora da casa para a entrada de ar do armário é ligar mais um ventilador, agora do lado de fora do cultivo e direcioná-lo para a entrada de ar. Por isso o cultivo em interior no verão se resulta difícil.
A umidade boa para a planta fica em tormo de 45% e 60% mas no começo vai ser difícil chegar lá até que as plantas crescam em comecem a suar aumentando consideravelmente a umidade relativa do ar dentro do cultivo. As plantas não morrem se a umidade estiver um pouco baixa, mas não pode deixar cair pra menos de 20% porque elas podem ficar muito secas. Uma sugestao é colocar uma toalha grossa cobrindo todo o chão do cultivo e mantê-la sempre bem molhada e colocar uma outra toalha molhada próximo a entrada de ar para que o ar já entre um pouco mais úmido. Borrifar água limpa também é bom, mas cuidado com as instalações elétricas, e só borrife água nas plantas quando estiver muito próximo da luz apagar, pois a gota d´água na luz vira uma lente de aumento e pode queimar as plantas.

Fotos ilustrativas da montagem:
http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=438001702558511211

Bem, creio que está tudo que precisávamos saber sobre a montagem e poder deixar tudo pronto para que as nossas queridinhas entrem!

Não percam na próxima semana a parte 3 Germinação de sementes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
Só agora me interessei em fazer meu próprio cultivo e estou com uma dúvida. Na parte de montagem do ar no quarto vc cita um ventilador. Minha dúvida é se esse ventilador só é necessário na montagem no quarto ou no armário ele tb tem q ser instalado?
Desde já agradeço a atenção e parabenizo pela matéria muito bem feita.